Aplicativo para análise comparativa do comportamento de algoritmos de ordenação

Autores

  • João Paulo Folador Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Federal do triângulo Mineiro
  • Lázaro Nogueira Pena Neto
  • David Calhau Jorge

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3792

Palavras-chave:

Algoritmo de ordenação, complexidade de algoritmos, educação

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta prática de auxílio pedagógico para demonstrar o comportamento de alguns algoritmos de ordenação. Nesse contexto, foram estudados e confrontados os algoritmos: bubble sort, merge sort, quick sort e o shell sort, de modo a ordenar uma matriz de elementos variáveis. Na aplicação desenvolvida é permitido ao usuário configurar a quantidade de elementos da matriz a serem ordenados, quais métodos serão utilizados, a quantidade de ciclos somados e, o resultado final, é mostrado por meio de um gráfico, comparando os métodos aplicados. Ainda, como saída do processo de ordenação, são mostrados: o tempo médio de execução, o desvio padrão, o tempo mínimo e o tempo máximo gasto para ordenar os elementos da matriz. Desse modo, essa aplicação de apoio didático torna-se prática para testes feitos pelos alunos nas disciplinas que envolvem o estudo de algoritmos de ordenação facilitando, assim, o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • João Paulo Folador, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Federal do triângulo Mineiro
    Engenharia de Computação, área de TI em geral e relacionada com saúde.

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Publicado

22-10-2014

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2014. Aplicativo para análise comparativa do comportamento de algoritmos de ordenação. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 2 (out. 2014), 76–86. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3792.