Uma resolução do problema do caixeiro-viajante por mapa auto-organizável com aprendizado winner takes all
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4438Keywords:
Aprendizado não supervisionado, Problema do caixeiro viajante, Mapa auto-organizável, Rede neural artificial, Winner takes allAbstract
Utilizou-se mapa auto-organizável unidimensional com aprendizado winner takes all para a resolução do problema do caixeiro-viajante. Nessa implementação, cada neurônio representa um vértice. Após a execução, a ordem dos neurônios indica a rota que representa a solução encontrada. Foram realizadas simulações com seis instâncias da base TSPLIB de tamanhos de 51 a 1379 vértices. Foram utilizadas uma taxa de aprendizagem de 0,8 e 3 mil épocas de treinamento em todas as execuções. Essa abordagem se mostrou eficiente e consistente. Todavia, as soluções encontradas não são melhores do que as obtidas por outros pesquisadores, por ter sido empregada, aqui, uma técnica de aprendizado com menor custo computacional, a saber, parâmetros iguais para todas as instâncias, e por não ter sido utilizado um algoritmo de otimização por busca local. Consequentemente, obteve-se uma solução com baixo custo computacional.Downloads
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2015-02-24
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How to Cite
[1]
2015. Uma resolução do problema do caixeiro-viajante por mapa auto-organizável com aprendizado winner takes all. Brazilian Journal of Applied Computing. 7, 1 (Feb. 2015), 100–109. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4438.