Uma resolução do problema do caixeiro-viajante por mapa auto-organizável com aprendizado winner takes all

Autores

  • Alexandre Augusto Alberto Moreira de Abreu Universidade Federal de LAvras
  • Sanderson Lincohn Gonzaga de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Wilian Soares Lacerda Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4438

Palavras-chave:

Aprendizado não supervisionado, Problema do caixeiro viajante, Mapa auto-organizável, Rede neural artificial, Winner takes all

Resumo

Utilizou-se mapa auto-organizável unidimensional com aprendizado winner takes all para a resolução do problema do caixeiro-viajante. Nessa implementação, cada neurônio representa um vértice. Após a execução, a ordem dos neurônios indica a rota que representa a solução encontrada. Foram realizadas simulações com seis instâncias da base TSPLIB de tamanhos de 51 a 1379 vértices. Foram utilizadas uma taxa de aprendizagem de 0,8 e 3 mil épocas de treinamento em todas as execuções. Essa abordagem se mostrou eficiente e consistente. Todavia, as soluções encontradas não são melhores do que as obtidas por outros pesquisadores, por ter sido empregada, aqui, uma técnica de aprendizado com menor custo computacional, a saber, parâmetros iguais para todas as instâncias, e por não ter sido utilizado um algoritmo de otimização por busca local. Consequentemente, obteve-se uma solução com baixo custo computacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-02-2015

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2015. Uma resolução do problema do caixeiro-viajante por mapa auto-organizável com aprendizado winner takes all. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 1 (fev. 2015), 100–109. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4438.