Um estudo sobre funções de energia com modelo HP-2D no algoritmo de colônia de formigas com método de backtracking
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.10287Resumo
Este trabalho aplica um algoritmo de otimização computacional: o Algoritmo de Colônia de Formigas, com o método de backtracking para correção de soluções infactíveis para o problema de predição de estruturas de proteínas, considerado um problema de alta complexidade. Este problema é um grande desafio e uma importante questão nesta área de pesquisa, uma vez que a partir da estrutura conhecida de uma proteína há a possibilidade do conhecimento de suas funcionalidades serem exploradas, colaborando efetivamente para o avanço no desenvolvimento de novos fármacos. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi analisar o desempenho do algoritmo ACO com método de backtracking para o problema de PSP usando duas funções de energia diferentes no modelo de representação HP-2D em uma abordagem ab initio, isto é, sem nenhum conhecimento prévio. Utilizou-se a energia de Lau e Dill, e a energia simplificada, ambas encontradas na literatura, a fim de realizar uma comparação entre elas do ponto de vista computacional e bioquímico. Os experimentos mostraram bons resultados do ACO, principalmente com a energia simplificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).