Elicitação de requisitos para promover a comunicação de crianças com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.10759

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Inclusão Social, Tecnologia Assistiva

Resumo

A comunicação é essencial para o estabelecimento de relações sociais entre os seres humanos. A comunicação pode usar recursos de tecnologia da informação por meio de comunicação aumentativa e alternativa para fornecer a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Esta pesquisa apresenta a elicitação de requisitos para promover a comunicação e inclusão social de crianças com deficiência intelectual por meio da evolução de um sistema de comunicação aumentativo e alternativo. A metodologia é baseada no processo de engenharia de software do Agile Unified Process e no processo HCI de design centrado no usuário. Os resultados obtidos incluem os testes de usabilidade da ferramenta, a elicitação dos requisitos e os protótipos não funcionais da evolução da ferramenta. As contribuições da pesquisa consistem na definição de requisitos por meio de bases literárias, entrevistas, testes de usabilidade e construção de protótipos não funcionais da evolução do sistema.

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Publicado

05-04-2021

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Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2021. Elicitação de requisitos para promover a comunicação de crianças com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 13, 1 (abr. 2021), 125–133. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.10759.