Elicitação de requisitos para promover a comunicação de crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.10759Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Inclusão Social, Tecnologia AssistivaResumo
A comunicação é essencial para o estabelecimento de relações sociais entre os seres humanos. A comunicação pode usar recursos de tecnologia da informação por meio de comunicação aumentativa e alternativa para fornecer a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Esta pesquisa apresenta a elicitação de requisitos para promover a comunicação e inclusão social de crianças com deficiência intelectual por meio da evolução de um sistema de comunicação aumentativo e alternativo. A metodologia é baseada no processo de engenharia de software do Agile Unified Process e no processo HCI de design centrado no usuário. Os resultados obtidos incluem os testes de usabilidade da ferramenta, a elicitação dos requisitos e os protótipos não funcionais da evolução da ferramenta. As contribuições da pesquisa consistem na definição de requisitos por meio de bases literárias, entrevistas, testes de usabilidade e construção de protótipos não funcionais da evolução do sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).