Avaliação e remodelagem de um jogo sério para prevenção do abuso sexual infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i1.10894Palavras-chave:
Avaliação;, Jogos Sérios;, Prevenção;, Violência Sexual InfantilResumo
Para o ano de 2018, o Disque 100, canal de denúncia oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, totalizou 17.093 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em resposta a violência infantil, surgiram algumas estratégias baseadas em jogos para a prevenção do abuso sexual contra os menores. Entre os jogos, destaca-se um jogo pela sua abordagem colaborativa no combate à violência sexual infantil no Brasil. O jogo foi avaliado pela presente pesquisa com o intuito de assegurar sua qualidade, tanto em níveis educacionais, quanto em níveis ergonômicos. A análise revelou divergências entre o jogo e recomendações presentes na literatura acerca da criação e modelagem de jogos. Tais divergências serviram como base para a criação de uma nova versão do jogo. Ao final, ambas as versões foram comparadas por meio da metodologia avaliativa MEEGA. O processo avaliativo realizado constatou uma melhor motivação e experiência dos usuários para nova versão do jogo. Como resultado, essa pesquisa traz um jogo potencialmente promissor para a prevenção da violência sexual infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).