Aprendizado por Reforço e Jogos: uma proposta focada na análise de algoritmos

Autores

  • Diego B. da Costa Centro de Ciências Computacionais - Universidade Federal do Rio Grande (C3/FURG)
  • Giancarlo Lucca Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - Universidade Federal do Rio Grande (PPGMC/FURG)
  • Diana Francisca Adamatti Centro de Ciências ComputacionaisUniversidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-3829-3075

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v14i2.12500

Palavras-chave:

Aprendizado de Máquina, Jogos Computacionais, Aprendizado por Reforço

Resumo

O mercado de jogos movimenta bilhões de dólares por ano e está crescendo exponencialmente. O aprendizado por reforço é uma técnica de tentativa e erro que está diretamente relacionada a esse mercado. Assim, o estudo dessas técnicas em jogos populares torna-se relevante, como o estudo de caso deste projeto, o jogo Pac-man. Este trabalho tem como objetivo utilizar métricas para validar os resultados obtidos na simulação de algoritmos de aprendizado por reforço e sua validação baseada em algumas métricas, como recompensadas ganhas pelo agente, a exploração do ambiente, sua completude e o tempo de cada simulação. Vários testes foram realizados com cada algoritmo testado e os resultados demonstram que para ambientes com comportamentos com imprevisibilidade, o aprendizado por reforço tende a demorar muito a convergir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-07-2022

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2022. Aprendizado por Reforço e Jogos: uma proposta focada na análise de algoritmos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 2 (jul. 2022), 26–34. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i2.12500.