Análise da dinâmica espaço-temporal do efetivo de bovinos nos municípios do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.12689Palavras-chave:
espacialização, autocorrelação espacial, produção bovina, Análise exploratória de dadosResumo
O estudo analisou variações espaço-temporais do efetivo de bovinos em municípios do Sul do Brasil, considerandose escassez de produções científicas dessa índole e limitações da literatura existente, que enfatiza análises de produções bovinas no âmbito regional ou estadual do País. Assim, dados sobre o efetivo de bovinos nos municípios dessa região foram coletados da Produção Pecuária Municipal de 1998 até 2017 usando API do SIDRA-IBGE. Os índices I e G globais de Moran e Getis-Ord, respetivamente, foram aplicados para observar se municípios vizinhos comungavam sobre produção bovina. Adicionalmente, o índice I de Moran local foi utilizado para análises de cluster e outlier. Por último, taxas de crescimento relativo e centro de gravidade foram determinados para analisar o crescimento e a direção do efetivo de bovinos (respetivamente). Os resultados desse manuscrito mostraram que a produção bovina seguia um padrão espacial que reflete aptidão regional, variando ligeiramente ao longo do tempo. As regiões sulinas que concentram municípios com alto e baixo crescimento do efetivo de bovinos são Oeste Catarinense, Noroeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Paranaense, Sul Catarinense, Norte Pioneiro Paranaense e Nordeste Rio-Grandense. Enquanto os municípios com baixo crescimento do efetivo de bovinos estavam mais concentrados no Norte Central Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre e Noroeste Paranaense. Os pontos de equilíbrio das produção bovina mudaram ao longo do tempo, e nos últimos períodos da análise, o efetivo de bovinos tendia a deslocar-se do sul para o norte da Região Sul. Esses resultados são importantes para elaboração de políticas públicas que reconheçam as particularidades municipais em termos de avanço, estagnação e/ ou retrocesso do efetivo de bovinos no Sul do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).