Oat grains classification using deep learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v15i1.13653

Palavras-chave:

Aprendizado profundo, aveia, classificação, visão computacional

Resumo

Background: A aveia é um cereal de grande importância para a alimentação humana e animal devido aos benefícios nutricionais que oferece. Ao longo do processo de produção, a identificação de espécies e cultivares é vital para os sistemas agrícolas. O presente trabalho estabelece SeedFlow, uma metodologia para aquisição, processamento e classificação de imagens de grãos de aveia utilizando técnicas de aprendizado profundo. Estas técnicas são empregadas para a identificação de espécies de aveia Avena sativa e Avena strigosa, e para classificar grãos quanto a cultivar de Avena sativa, como UPFA Ouro, UPFA Fuerza , e UPFA Gaudéria. Resultados: Para tanto, a solução proposta foi executada considerando seis diferentes arquiteturas de aprendizado profundo para avaliar qual modelo apresenta o melhor desempenho. Esta abordagem atingiu uma precisão de 99,7% para identificação de espécies de aveia e 89,7% para classificação de cultivares de aveia usando a arquitetura DenseNet. Conclusões: Como resultado, esta ferramenta pode ser vista como de alto valor para aplicações práticas de controle de qualidade, viável para ser usada em testes de pré-triagem, em fluxo de análise laboratorial, ou como ferramenta de suporte computacional voltada para programas de melhoramento ou avaliação de propriedade intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Rieder, Universidade de Passo Fundo

    Rafael Rieder possui graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 2002), Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2006), e Doutorado em Ciência da Computação pela mesma instituição (PUCRS, 2011). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (ppgCA) e professor dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Suas áreas de interesse são Realidade Virtual e Aumentada, Interfaces 3D e Processamento de Imagens.

Downloads

Publicado

25-04-2023

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2023. Oat grains classification using deep learning. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 15, 1 (abr. 2023), 48–58. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v15i1.13653.