Análise de Desempenho de Algoritmos de Roteamento com base em Topologia para V2V por Meio de Simulações no NS-3
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i2.16395Palavras-chave:
MT-AODV, V2V, VANET, protocolos de roteamentoResumo
Redes Vehicular Ad-Hoc Network (VANET) têm grande potencial para fornecer aplicações de segurança e de entretenimento para Intelligent Transport System (ITS) e para melhorar a segurança do tráfego nas estradas. Comunicação do tipo Vehicle-to-Vehicle (V2V) é importante para o processo de automatização veicular e é utilizada em locais em que não há uma estrutura de Road Side Units (RSU) implementada, e também para complementar a comunicação V2X, pois ajuda a reduzir a carga de comunicação em V2X com alta densidade de veículos Dessa forma, este trabalho propõe validar o uso do protocolo de roteamento Multi-Table Ad-Hoc On-Demand Distance Vector (MT-AODV) em redes VANET/V2V para superar o obstáculo recorrente de degradação da comunicação em redes com alta densidade de veículos e falhas na comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).