Infância Segura: um Jogo colaborativo para a prevenção da violência sexual infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9195Resumo
A violência sexual infantil é um problema de saúde pública mundial devido a sua alta prevalência, bem como os danos psicológicos e sociais causados às vítimas e familiares. Em resposta a esse problema, têm sido desenvolvidos programas de prevenção da violência sexual infantil. Neste trabalho é definida uma estratégia para apoiar o professor a atuar como coordenador em um jogo colaborativo para a prevenção da violência sexual infantil. O jogo desenvolvido, intitulado Infância Segura, é baseado no Modelo 3C de colaboração possibilitando a comunicação, cooperação e enfatizando a coordenação do professor. Os resultados apontam que o jogo possibilita ao professor atuar como coordenador na prevenção da violência sexual infantil. O jogo também propicia a observação do coordenador, podendo analisar algum indício de violência manifestado pela criança tanto por meio da interação com o jogo quanto por manifestação natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).