Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.971Palavras-chave:
Realidade Aumentada. Modelagem de sistemas estruturais. Análise qualitativa.Resumo
Muitos estudos mostram que os estudantes aprendem mais quando diversas técnicas de ensino são utilizadas e que alguns alunos respondem melhor a determinadas metodologia de ensino. Partindo deste pressuposto, o uso dos computadores em sala de aula foi, cada vez mais, incentivado e diversas aplicações de técnicas computacionais foram desenvolvidas como ferramentas educacionais, com o objetivo de proporcionar aos alunos um vasto campo de experiências de aprendizagem. Uma das maiores dificuldades, em termos pedagógicos, nos cursos de Arquitetura, é a interface entre as disciplinas de estruturas e as demais disciplinas de projeto arquitetônico. Este artigo apresenta uma aplicação da Realidade Aumentada implementada como uma ferramenta de ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de introduzir os alunos no estudo dos sistemas estruturais, de uma maneira lúdica e adequada ao perfil dos estudantes de Arquitetura.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
07-10-2010
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2010. Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 2, 2 (out. 2010), 81–95. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.971.