Como a Física aplicada ao trânsito foi abordada no ENEM de 1998 até 2018?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10017Keywords:
Alfabetização Científica, Pesquisa documental, AvaliaçãoAbstract
Resumo: Apresentamos os resultados de uma pesquisa documental que analisou as características de itens do ENEM que abordaram a Física aplicada ao trânsito. Os índices e causas de acidentes reforçam a importância de o tema ser discutido na escola. A Física ganha um papel fundamental no debate, pois pode fornecer subsídios para a compreensão das relações de causa e efeito que os fenômenos científicos podem acarretar em situações do trânsito. Assim, justifica-se o desejo de conhecer como um exame da magnitude do ENEM abordou esse tema, aliado à Física, durante os seus 20 anos de aplicação. Encontramos 33 itens, que foram analisados de acordo com suas características e comparados com os eixos de Alfabetização Científica propostos por Miller (1983). A maioria deles encaixou-se dentro dos parâmetros de itens conteudistas. Nenhum abordou aspectos epistemológicos e apenas uma parcela pequena versou sobre o impacto da ciência e tecnologia na sociedade e ambiente. Além disso, aplicamos a noção de Proficiência Científica para agrupar 24% dos itens que não puderam ser classificados nos eixos acima mencionados. Ainda sugerimos, em estudos futuros, analisar os 33 itens à luz da psicometria através dos Microdados do ENEM.
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