Bancadas virtuais e storyboards com ilustrações microscópicas representativas como recursos no estudo da Mecânica Quântica

Autores

  • Robson Trevisan Universidade Luterana do Brasil
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10055

Palavras-chave:

Ensino de Física, Mecânica Quântica, Bancadas Virtuais, Storyboards, Report Aloud

Resumo

Este artigo busca analisar como o uso combinado de bancadas virtuais e storyboards podem promover a compreensão conceitual do licenciando em física acerca do fenômeno da dualidade onda-partícula de entidades quânticas nos arranjos experimentais da dupla fenda e do IMZ. Verificamos, assim, a possibilidade do seu estabelecimento em uma corrente interpretativa da MQ. Portanto, a condução desta investigação converge para a identificação das interpretações privadas dos estudantes, após ações didáticas mediadas por mecanismos externos de processamento de informações. Para tanto, adotamos a harmonização de dois referenciais teóricos, sendo eles, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), em razão de sua abordagem relacionada à mediação hipercultural, e a Modelização Científica de Mario Bunge, em virtude de sua percepção acerca da construção de conhecimento de forma racional em meio a interpretação da realidade. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sob os pré-testes, pós-testes e análise dos gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo gravadas durante as entrevistas do pós-teste. Constatamos que as instruções didáticas forneceram possibilidades aos licenciandos para analisar ontologicamente e epistemologicamente, de diferentes formas, um mesmo resultado empírico previsto pelo formalismo da MQ. Também identificamos a predominância de uma postura dualista realista na interpretação dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Robson Trevisan, Universidade Luterana do Brasil

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Professor da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

  • Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil

    Doutor em Física (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

Bancadas virtuais e storyboards com ilustrações microscópicas representativas como recursos no estudo da Mecânica Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.10055. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10055. Acesso em: 16 out. 2025.