A utilização do jogo Angry Birds Space na aprendizagem de conceitos de lançamento de projéteis e de gravidade no ensino fundamental: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa

Autores

  • Savana dos Anjos Freitas Mestranda de Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS.
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de licenciatura em Física da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8983

Palavras-chave:

Angry Birds Space, Ensino de física, Ensino fundamental, Lançamento de projéteis, Unidade de ensino potencialmente significativa

Resumo

O ensino de física no ensino fundamental tem estado praticamente esquecido em nosso país, tanto na pesquisa em ensino como na prática em sala de aula. Nossa estrutura curricular considera o ensino específico de física apenas a partir do ensino médio. Neste trabalho, mostramos como utilizar o jogo Angry Birds Space para uma aprendizagem significativa dos conceitos de lançamento de projéteis e de gravidade no ensino fundamental. O produto educacional explanado foi baseado em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Física da Universidade Luterana do Brasil e, com algumas modificações, foi montado na sequência didática de unidade de ensino potencialmente significativa. É possível utilizar essa sequência em um contexto educacional e abordar conceitos simples de física no ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

A utilização do jogo Angry Birds Space na aprendizagem de conceitos de lançamento de projéteis e de gravidade no ensino fundamental: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 214–225, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i2.8983. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8983. Acesso em: 16 out. 2025.