Processos formativos e o ensino de geometria: uma metassíntese de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10248Keywords:
Colaboração, Geometria dinâmica, Tarefas, Conhecimento do professorAbstract
Este artigo busca identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. O corpus desta revisão se constitui na análise de 20 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, agrupados em quatro unidades temáticas: Trabalho Colaborativo, Geometria Dinâmica, Tarefas e Conhecimento do Professor. Realizaram-se sínteses interpretativas e integrativas em cada unidade, a fim de abordar o objetivo ou a questão de pesquisa, o modo de respondê-la, o contexto e os processos metodológicos, bem como os principais resultados de cada estudo. Os processos formativos revelaram-se ambientes favoráveis às melhorias no ensino da geometria porque acarretam mudanças nas práticas dos professores, possibilitam a emergência de processos de argumentação e a validação em geometria por meio da aprendizagem compartilhada e favorecem o processo de reflexão da prática e sobre ela.
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