Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10607

Keywords:

Textos de Divulgação Científica, Saúde Pública, Ensino de Ciências

Abstract

O presente artigo versa acerca da Divulgação Científica e da Educação Ambiental como modo de qualificar a construção do conhecimento científico e promover a formação de leitores com posicionamento crítico em contexto escolar. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa documental e o mapeamento de um dos capítulos do livro de Divulgação Científica Como chegamos até aqui, de autoria de Steven Johnson cujo título é Higiene. Com isso foi possível evidenciar as possibilidades didáticas para a sua utilização em sala de aula, com atenção especial para a Educação Ambiental como tema transversal. De modo geral, o livro aborda as inovações e os avanços tecnológicos que constituíram a sociedade atual e que tornaram a vida moderna possível. E, os resultados apresentados possibilitam visualizar que aliar a Divulgação Científica com a Educação Ambiental pode ser um modo de contextualizar questões sócio científicas com um olhar crítico e científico em contexto escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Camila Carolina Colpo, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS (UFFS/Brasil), Bolsista CAPES/DS.

  • Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí-RS. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), (UFFS/Brasil).

Published

2020-09-08

How to Cite

Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10607. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10607. Acesso em: 16 oct. 2025.