Modelagem matemática no ensino fundamental: estudo de funções 1º grau analisando contas de água e energia elétrica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.10677

Keywords:

Método tradicional. Modelagem matemática. Funções de primeiro grau. aprendizagem.

Abstract

Decorar fórmulas, gráficos e tabelas são estratégias comuns de ensino em matemática. Entretanto, o presente trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matemática aplicada ao Ensino Fundamental como ferramenta de ensino-aprendizagem de funções do 1º grau analisando contas de água e energia elétrica numa escola pública. A pesquisa foi realizada em 2019, e comparou a aprendizagem dos estudantes usando o método Tradicional de Ensino com o método de Modelagem Matemática. Os procedimentos metodológicos das atividades de Modelagem Matemática seguiram as seguintes etapas: escolha do tema, explanação teórica e pesquisa realizado pelos alunos, levantamento de problemas, resolução de problemas e análise crítica das soluções. Os resultados mostraram que o desempenho geral dos estudantes na etapa N1 variaram de 2,5-7,5, enquanto que após a aplicação da Modelagem Matemática os resultados variaram de 6-10, mostrando que a metodologia adotada melhorou a aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos usando PCA sobre as metodologias de Ensino Tradicional (N1) e Modelagem Matemática (N2) mostrou que as duas variáveis analisadas apresentaram uma clara separação em 4 grupos distintos. Neste contexto, a Modelagem Matemática mostrou ser uma ótima alternativa e uma grande aliada para o ensino de funções de 1ª grau frente ao Método Tradicional de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Lopes Ferreira, IFCE/Campus Caucaia

    Estudante de especialização em ensino de ciências da natureza, IFCE/Campus Caucaia, Fortaleza, CE, Brasil.

  • Maxwell Lima Maia, IFCE/Campus Caucaia

    Mestrando em Química analítica, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil. Servidor Técnico de Lab. em Química do IFCE/Campus Caucaia

  • Sara Maria Peres de Morais, IFCE/Campus Maranguape

    Mestra em Ciências da Informação e Bibliotecária e pesquisadora do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Maranguape, CE, Brasil

  • Francisco Wagner de Sousa, IFCE/Campus Caucaia

    Dr. Saneamento ambiental UFC e Professor de Química do Instituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Caucaia, CE Brasil; prof. titular do curso de especialização em ensino de ciências natureza do IFCE Campus caucaia.

Published

2020-11-17

How to Cite

Modelagem matemática no ensino fundamental: estudo de funções 1º grau analisando contas de água e energia elétrica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.10677. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10677. Acesso em: 16 oct. 2025.