A sala de aula invertida na percepção de estudantes de uma universidade pública brasileira

Authors

  • Marcelo Valério Universidade Federal do Paraná
  • Joschua Rezende da Silva
  • Gabrielly Giovana Pereira Senes
  • William Junior do Nascimento Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10740

Keywords:

metodologias ativas, ensino superior, ensino centrado no estudante

Abstract

Resultados de pesquisas e de relatos de experiência transformaram a sala de aula invertida em tendência no ensino superior. Algumas críticas recentes, contudo, têm arrefecido o entusiasmo, reivindicando evidências mais amplas e contextualizadas. Este artigo buscou identificar e analisar a percepção de estudantes que vivenciaram a sala de aula invertida em uma universidade pública brasileira. Um questionário foi desenvolvido e aplicado aos alunos matriculados em sete disciplinas das áreas de ciência e tecnologia, em duas licenciaturas e três engenharias. As 122 respostas foram tratadas por estatística descritiva e analisadas comparativamente. Embora haja uma tendência de acolhimento, interesse e percepção positiva sobre a sala de aula invertida, os resultados não são homogêneos e se constatou um preocupante contingente de estudantes resistentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Joschua Rezende da Silva

    Licenciado em Computação pela Universidade Federal do Paraná. Brasil.

  • Gabrielly Giovana Pereira Senes

    Licencianda em Ciências Exatas - Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Brasil.

  • William Junior do Nascimento, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Docente da Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul. Brasil.

Published

2020-09-03

How to Cite

A sala de aula invertida na percepção de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.10740. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10740. Acesso em: 16 oct. 2025.