PROPOSTA PEDAGÓGICA DE JOGOS DIDÁTICOS ELABORADOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGNICAS E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12664

Palavras-chave:

Ensino de química, Estratégias Didáticas, Práticas Pedagógicas

Resumo

A reflexão e o desenvolvimento de estratégias didáticas são cruciais para melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse bojo, o uso dos jogos didáticos capazes de estimular a curiosidade dos estudantes, despertando o interesse pelos saberes científicos, tem-se destacado como estratégia didática inovadora. Contudo, ancoradas por evidências acadêmicas, notamos que os jogos didáticos propostos, em sua maioria, não apresentam o embasamento teórico necessário. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo propor como proposta pedagógica o uso de jogos didáticos para o ensino de química, fundamentada nos ‘Três Aspectos do Conhecimento Químico’. Para tanto, apresenta-se a proposição de dois jogos didáticos, denominados “Cacheta Orgânica” e “Super Orgânica”. Ademais, visando sua aplicação, sugerimos caminhos a serem seguidos, de modo a incentivar professores da educação básica. Dessa forma, consideramos que este trabalho possa auxiliar no processo de popularização e divulgação da ludicidade no ensino de química, além de oportunizar uma abordagem dinâmica e desafiadora, a qual permite os estudantes serem sujeitos ativos e protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Muller Ribeiro Viana, Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul
    Licenciado em Ciências Exatas - Química pela Universidade Federal do Paraná. Brasil.E-mail: lucasviana@ufpr.br
  • Eduardo Cesar Meurer, Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul

    Doutor em Química Orgânica pela Iniversidade Estadual de Campinas. Docente pesquisador na Docente da Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul desenvolvendo pesquisas com tecnologia e inovação na área de química, biotecnologia e bioativadores. Brasil. E-mail: eduardo.meurer@ufpr.br

     

     

     

  • William Junior do Nascimento, Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul
    Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Docente da Universidade Federal do Paraná - campus avançado Jandaia do Sul. Brasil. E-mail: williamjn@ufpr.br

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE JOGOS DIDÁTICOS ELABORADOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGNICAS E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12664. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12664. Acesso em: 16 out. 2025.