PROPOSTA PEDAGÓGICA DE JOGOS DIDÁTICOS ELABORADOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGNICAS E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12664Palavras-chave:
Ensino de química, Estratégias Didáticas, Práticas PedagógicasResumo
A reflexão e o desenvolvimento de estratégias didáticas são cruciais para melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse bojo, o uso dos jogos didáticos capazes de estimular a curiosidade dos estudantes, despertando o interesse pelos saberes científicos, tem-se destacado como estratégia didática inovadora. Contudo, ancoradas por evidências acadêmicas, notamos que os jogos didáticos propostos, em sua maioria, não apresentam o embasamento teórico necessário. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo propor como proposta pedagógica o uso de jogos didáticos para o ensino de química, fundamentada nos ‘Três Aspectos do Conhecimento Químico’. Para tanto, apresenta-se a proposição de dois jogos didáticos, denominados “Cacheta Orgânica” e “Super Orgânica”. Ademais, visando sua aplicação, sugerimos caminhos a serem seguidos, de modo a incentivar professores da educação básica. Dessa forma, consideramos que este trabalho possa auxiliar no processo de popularização e divulgação da ludicidade no ensino de química, além de oportunizar uma abordagem dinâmica e desafiadora, a qual permite os estudantes serem sujeitos ativos e protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem.
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