A didática da matemática e o trabalho do professor

Authors

  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11831

Keywords:

Didática da Matemática, Currículo, Tarefas, Abordagem exploratória, Desenvolvimento profissional

Abstract

A investigação em Didática da Matemática é um campo científico relativamente recente, que se apoia em teorias e metodologias de outros campos das ciências sociais e humanas, mas lida com os seus problemas próprios, que resultam do seu objeto de estudo – o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação dos respetivos professores. As suas questões assumem em cada país especificidades próprias, mas muitos conceitos e modelos desenvolvidos internacionalmente têm grande relevância para Portugal e, certamente, também para o Brasil. Este artigo revisita contributos fundamentais da investigação neste campo, cruzando ideias de autores internacionais com projetos e realizações portuguesas. Aborda também o modo como estes contributos influenciam em Portugal as práticas profissionais dos professores e os seus processos de formação e desenvolvimento profissional. Finalmente, discute o modo como pode evoluir a relação entre a investigação e o ensino, para que os professores se sintam mais capacitados na sua atividade profissional e, em conjunto com os investigadores (muitos dos quais são também professores ou formadores de professores), tenham mais condições para gerar conhecimento relevante e robusto para a melhoria do ensino da Matemática para todos os alunos.

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Author Biography

  • João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

    Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Published

2020-11-11

How to Cite

A didática da matemática e o trabalho do professor. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11831. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11831. Acesso em: 16 oct. 2025.