O impacto da neurociência na identidade profissional do professor que ensina matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11833Keywords:
Identidade Docente, Neurociência Cognitiva, Formação de ProfessoresAbstract
O advento da Neurociência e sua evolução ao longo das últimas décadas ampliaram as compreensões acerca do funcionamento cerebral, trazendo implicações importantes para o campo de inquérito da educação matemática e formação de professores. Por outro lado, muitos dos conhecimentos neurocientíficos sobre como o cérebro aprende matemática não se refletem na prática dos professores e consequentemente em suas identidades profissionais. Este ensaio tensiona discutir o impacto que a neurociência cognitiva pode trazer para a identidade do professor que ensina matemática e como isso pode estabelecer mudanças paradigmáticas em suas práticas pedagógicas. Para tanto, conceituo “identidade docente” destacando o papel do discurso, do contexto e da comunidade de prática integradas por professores e neurocientistas como eixos de impacto na identidade profissional. Em seguida, discuto como resultados neurocientíficos podem influenciar a prática profissional docente a partir das três classificações propostas por Smedt e Grabner (2015), a saber: conhecimento neurológico, neuropredição e neurointervenção. Concluo advogando a implementação de uma perspectiva investigativa para a área de formação de professores que integre aspectos comportamentais, cognitivos e fisiológicos em relação à aprendizagem matemática, indicando a importância de uma alfabetização neurocientífica para o desenvolvimento profissional docente.
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