PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE O TEMA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DO PERÍODO DE 2000 A 2020 NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12756

Palavras-chave:

Produção de açúcar, cana-de-açúcar, contexto, ensino de química

Resumo

A produção de açúcar é uma atividade econômica importante para o Brasil e, portanto, um tema que possibilita ser abordado a partir de diferentes disciplinas na educação básica. Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que investiga propostas abordando esse tema em revistas e eventos na área de educação e ensino de ciências a partir de dois portais acadêmicos, o periódico CAPES e o Google Acadêmico. A busca foi realizada compreendendo um período de vinte anos e utilizando palavras chaves que relacionam açúcar, educação/ensino e química, resultando em aproximadamente seis mil quatrocentos e oitenta nove (6.489) trabalhos. Após análise e refinamento foi possível observar que somente vinte e três propostas se alinhavam com o objetivo principal do estudo que era a investigação do tema produção de açúcar no processo de ensino e aprendizagem da química. Para essa investigação a análise de conteúdo serviu como suporte aos textos ajudando a apontar três categorias, tais como, o uso do tema açúcar para: (i) Diminuir a fragmentação de conteúdos relacionando conceitos a mais de uma área de conhecimento; (ii) promover ênfase nos aspectos histórico-culturais, a partir de uma contextualização social e refletir sobre a prática pedagógica e (iii) mostrar as possibilidades de reestruturação curricular e metodológica que levem à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados obtidos dão suporte à visão de que as atividades podem ser desenvolvidas em relação a diferentes estratégias de ensino com estudantes de diferentes níveis. De forma geral, foi possível identificar que a busca contribuiu para ampliar as discussões sobre as possíveis formas de abordar o tema na área de ensino de ciências, contribuindo para o avanço das reflexões práticas e teóricas não só da Química, mas de outros componentes curriculares.

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Biografia do Autor

  • Carlos Neco Da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Bacharel (2004), Licenciado (2005), Mestre em Química (2006) com dissertação na área de materiais cerâmicos, e Doutor em Química (2010) com tese na área de ensino de química, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado nível II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo trabalhos na área de ensino de química. Minhas pesquisas têm foco nos seguintes temas: Dificuldades de aprendizagem de conceitos químicos, Teoria da Aprendizagem Significativa, formulação de UEPS, sequências de ensino, unidades didáticas e estratégias de ensino em química. Atualmente vinculado como membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Acadêmico), Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI), todos na UFRN, e coordenador do curso de licenciatura em química da UFRN na modalidade a distância.

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE O TEMA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DO PERÍODO DE 2000 A 2020 NO BRASIL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12756. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12756. Acesso em: 16 out. 2025.