Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Indexadores
Impacto
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 No. 1 (2022): Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática
Vol. 5 No. 1 (2022): Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática
Published:
2022-06-08
Full Issue
completo.pdf (Portuguese)
Expediente
Expediente
Aline Locatelli
pdf (Portuguese)
Editorial
Editorial
Cassio Giordano
pdf (Portuguese)
Artigos
PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ARCO DE MAGUEREZ: PRODUÇÃO DE CAFÉ COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA
Tarcisio Leite Dos Santos, Fabielle Castelan Marques, Edmundo Rodrigues Junior, Julio Cesar Madureira Silva
243-268.pdf (Portuguese)
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE NÚMERO ATÔMICO E PARTÍCULA SUBATÔMICA À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Stephanie Oliveira Augusto da Silva, Maricleide Pereira de Lima Mendes
269-294.pdf (Portuguese)
SIMPLE THEMATIC DEBATE AND DEBATE BETWEEN GROUPS WITH QUESTIONS: ARGUMENTATION TECHNIQUES IN ELEMENTARY SCHOOL FOR LEARNING ATOMIC MODELS
Bruno Elias Rocha Lopes, Beatriz Machado Gomes
295-317.pdf (Portuguese)
PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE O TEMA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA DO PERÍODO DE 2000 A 2020 NO BRASIL
Carlos Neco Da Silva Júnior, Luana Priscila da Silva
318-349.pdf (Portuguese)
INQUIRY-BASED SCIENCE EDUCATION: REVISÃO DE UMA DÉCADA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Fabiana Pauletti, Carla Morais
350-372.pdf (Portuguese)
IMPRESSÃO 3D E PESQUISAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA
Mylena Iasmim Figueiredo Pires, Airton José Vinholi Júnior
373-392.pdf (Portuguese)
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS EVENTOS ENEBIO E ENPEC
Ana Júlia Soares Santana, Maria Danielle Araújo Mota, Leonir Lorenzetti
393-419.pdf (Portuguese)
O USO DE PORTFÓLIOS NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FEIRAS DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
Luciana Batista de Freitas, Pedro Fernando Dorneles, Lisete Funari Dias
420-439.pdf (Portuguese)
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS
Antonio Augusto Morais Feitosa, Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Cícero Antonio Maia Cavalcante
440-461.pdf (Portuguese)
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS): UMA REVISÃO
Vera Lucia Pereira dos Santos, Izabelle Cristina Garcia Rodrigues, Rita de Cássia Alberini, Ivana de França Garcia, Rodrigo Berté
462-470.pdf (Portuguese)
PRODUÇÃO DE VIDEOS DOCUMENTÁRIOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
Brenda Évelyn da Conceição Pereira, Geilsa Costa Santos Baptista
471-489.pdf (Portuguese)
GALILEU E O MITO DA TORRE DE PISA: REVISITANDO A TEMÁTICA EM MEIOS DIGITAIS EDUCATIVOS
Leonardo André Testoni, Claudio Wagner Locatelli, Solange Wagner Locatelli, Arthur Biasotto Caldeira Gomes
490-515.pdf (Portuguese)
O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DURANTE A INVESTIGAÇÃO DO TEMA SOCIOCIENTÍFICO ‘RAIOS’
Leandro da Silva Barcellos, Wallace Prodígios Morais, Geide Rosa Coelho
516-539.pdf (Portuguese)
PERSPECTIVAS DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL
Lucineia Oenning, Elisângela Aparecida dos Santos, Márcio Urel Rodrigues
540-570.pdf (Portuguese)
CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA
Marlúbia Corrêa de Paula, Maria Elizabete Souza Couto, Débora Cabral de Lima, Sandra Paula Almeida Nascimento, Alessandra Costa Freitas
571-594.pdf (Portuguese)
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATO CULTURAL TECNOLÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara, Luis Radford
595-619.pdf (Portuguese)
APRENDER PELA PESQUISA CENTRADA NO ALUNO: UM MOVIMENTO PARA DESENVOLVER OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS, PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS
Willian Patrick Oliveira da Silveira, Everton Bedin
620-643.pdf (Portuguese)
ANÁLISE DE FACTORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DA ÁREA DE ESTUDOS NO 2º CICLO (ESG2), MANHIÇA – MOÇAMBIQUE
René Júlio Mavulha, Miranda Albino Martins Muaualo, Lucas Lavo António Jimo Miguel
644-665.pdf (Portuguese)
ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE UMA FAKE NEWS SOBRE O CNCER
Mariana Magalhães Monteiro, Valéria De Souza Marcelino
666-688.pdf (Portuguese)
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO MUNDO PÓS-PANDEMIA: PELA (RE)FUNDAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DAS VIRTUDES COM INSPIRAÇÃO HERBARTIANA
Nathan W. Lima
689-706.pdf (Portuguese)
Produtos Educacionais
AVES E MAMÍFEROS DA CAATINGA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS EDUCATIVOS PARA A VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL
Letícia Sousa dos Santos Ferreira, Alderyce Passos Silva, Wedson de Medeiros Silva Souto, Patrícia Maria Martins Nápolis
707-724.pdf (Portuguese)
ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE FUNDAMENTADO NO MODELO DO ENSINO HÍBRIDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E NA GAMIFICAÇÃO
José Eudes da Silva de Oliveira, Bruno Silva Leite
725-757.pdf (Portuguese)
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems