APRENDER PELA PESQUISA CENTRADA NO ALUNO: UM MOVIMENTO PARA DESENVOLVER OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS, PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12643

Keywords:

Dicumba. Conteúdos Atitudinais, Procedimentais e Conceituais. Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno.

Abstract

 

Este artigo objetiva apresentar uma relação significativa de ensino entre a metodologia ativa Dicumba e os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais no ensino de química. Esta pesquisa teórica de cunho interpretativo desenvolve-se em meio a três seções distintas e complementares, enfatizando a metodologia, os três conteúdos e a relação entre esses. Ao término, evidenciou-se que a Dicumba possibilita o desenvolvimento e a mobilização dos conteúdos de modo eficiente, despertando a curiosidade do aluno pela química a partir de seus próprios interesses, bem como que a aprendizagem plena ocorre mediante o desenvolvimento de três grupos de competências: saber, saber-fazer e saber-ser.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Willian Patrick Oliveira da Silveira, Universidade Federal do Paraná

    Graduando em Química; bolsista de Iniciação à Docência.

  • Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

    Graduado em Química - UPF, Especialista em TICs - FURG, Mestre em Educação Química - UFU, Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS

Published

2021-11-26

How to Cite

APRENDER PELA PESQUISA CENTRADA NO ALUNO: UM MOVIMENTO PARA DESENVOLVER OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS, PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12643. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12643. Acesso em: 16 oct. 2025.