ARDUINO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACESSÍVEIS PARA O ESTUDO DE MOVIMENTO E GRAVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15520Keywords:
Arduino, Ensino de Física, proposta didática tecnológicaAbstract
Este trabalho aborda a integração do Arduino como Recurso Educacional Aberto (REA) nas aulas de Física, visando proporcionar uma educação tecnológica e inclusiva. A metodologia envolve a construção de um aparato experimental acessível e de baixo custo, baseado em materiais reciclados, para explorar conceitos de queda livre e plano inclinado, seguindo a trajetória proposta por Galileu Galilei. Sensores conectados ao Arduino registram o tempo do movimento da esfera, cujos resultados são exibidos em um display LCD e enviados para um aplicativo de celular via Bluetooth. A proposta é dividida em duas etapas: plano inclinado e queda livre. Os resultados obtidos para a aceleração da gravidade em Curitiba apresentaram um erro de 1,23% em relação à literatura. Conclui-se que o Arduino, por sua versatilidade e baixo custo, revela-se eficaz na construção de experimentos de Física, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e acessível no ensino dessa disciplina.
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