ARDUINO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACESSÍVEIS PARA O ESTUDO DE MOVIMENTO E GRAVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15520

Palavras-chave:

Arduino, Ensino de Física, proposta didática tecnológica

Resumo

Este trabalho aborda a integração do Arduino como Recurso Educacional Aberto (REA) nas aulas de Física, visando proporcionar uma educação tecnológica e inclusiva. A metodologia envolve a construção de um aparato experimental acessível e de baixo custo, baseado em materiais reciclados, para explorar conceitos de queda livre e plano inclinado, seguindo a trajetória proposta por Galileu Galilei. Sensores conectados ao Arduino registram o tempo do movimento da esfera, cujos resultados são exibidos em um display LCD e enviados para um aplicativo de celular via Bluetooth. A proposta é dividida em duas etapas: plano inclinado e queda livre. Os resultados obtidos para a aceleração da gravidade em Curitiba apresentaram um erro de 1,23% em relação à literatura. Conclui-se que o Arduino, por sua versatilidade e baixo custo, revela-se eficaz na construção de experimentos de Física, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e acessível no ensino dessa disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas, UFPR

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR (2022) e doutorando pelo mesmo programa. Atualmente é professor de Física da rede privada e pública de Ensino. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

  • Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

    Graduado em Química - UPF, Especialista em TICs - FURG, Mestre em Educação Química - UFU, Doutor e PhD em Educação em Ciências - UFRGS

  • Vinicius, UFPR

    Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática na Universidade Federal do Paraná, onde se graduou em Licenciatura em Física. Atua como professor do Ensino Médio na rede pública do Estado do Paraná. Participou do programa de iniciação científica na área de investigação no ensino de Física e Ciências, também participou do Programa de iniciação à Docência (PIBID). Possui um trabalho classificado em 1Lugar na EVINCI/EINTI BANCA 101 - EDUCAÇÃO da 12 SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná) com o título "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM FÍSICA".

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

ARDUINO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACESSÍVEIS PARA O ESTUDO DE MOVIMENTO E GRAVIDADE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.15520. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15520. Acesso em: 1 dez. 2025.