INQUIRY-BASED SCIENCE EDUCATION: REVISÃO DE UMA DÉCADA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Fabiana Pauletti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carla Morais Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12630

Palavras-chave:

Inquiry-based science education; Educação Básica; revisão de literatura.

Resumo

As pesquisas voltadas a educação científica, especificamente, sobre o tema do Inquiry-Based Science Education (IBSE) eclodiram nos últimos anos. Investigar os principais contextos de aplicação, descobertas, dificuldades e desafios advindos do uso do IBSE na Educação Básica de Ciências. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando uma década de produções científicas – entre 2006 e 2016 – a partir da plataforma de busca avançada da Universidade do Porto que é fornecida pela EBSCO. O corpus de análise compreendeu 45 artigos. Os principais resultados indicam que o IBSE tem sido considerado uma abordagem muito eficaz, estimulando os estudantes a questionar e propor problemas, na construção de hipóteses e na divulgação e justificação dos resultados atingidos. A abordagem do IBSE permite que os estudantes aprendam num processo investigativo semelhante ao método científico, de modo cooperativo, construindo conexões com conceitos científicos e com questões cotidianas e preparando os estudantes para uma aprendizagem ao longo da vida. A prática do IBSE nas escolas não é uma tarefa fácil, existindo muitos desafios e dificuldades para os professores e estudantes, contudo, essas dificuldades e desafios impostos a prática do IBSE devem ser explorados e debatidos a fim de ser superados.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

INQUIRY-BASED SCIENCE EDUCATION: REVISÃO DE UMA DÉCADA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12630. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12630. Acesso em: 16 out. 2025.