CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.12820

Keywords:

Processo formativo on-line; Aula investigativa; Ciclo PPDAC; ATD.

Abstract

Este artigo objetiva compreender a escolha do tema como parte constitutiva de uma aula investigativa. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa durante a realização de um curso de formação de professores, com duração de 50h, denominado MATEMÁTICA #COmVIDa, estruturado em três módulos: I Ensino de Estatística; II Ciclo Investigativo PPDAC e III Elaboração de Sequências de Ensino. Participaram do curso 30 professores da Educação Básica e 20 alunos da graduação de Matemática. Dado o período de pandemia, o curso ocorreu via Google meet, com atendimento no chat pelo aplicativo Telegram, que acontecia antes e depois dos encontros síncronos. O material coletado no chat permitiu a delimitação do corpus por meio da Análise Textual Discursiva. Como procedimento de análise, foram obtidas unidades de sentido que evidenciaram dificuldades constituintes da categoria final: a escolha do tema na aula investigativa. Diante desta constatação, conclui-se que um processo de formação para professores da Educação Básica, que pretenda planejar e desenvolver aulas numa perspectiva investigativa, deve considerar que o tema é abrangente e indica possibilidades diversas para o estudo de vários conteúdos, numa dimensão social e pedagógica, conforme o contexto daquela sala de aula e da comunidade.

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Author Biographies

  • Maria Elizabete Souza Couto, UESC

    Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais educação a distância e alfabetização.

  • Sandra Paula Almeida Nascimento, Secretária de Educação da Bahia - SEBA

    Mestre em Educação Matemática(2019), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000). MBA em Gestão Empresarial, USP; É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências - GPEMEC Experiência e atuação na área de Educação, lecionando as disciplinas Matemática e de Gestão e Negócios com ênfase em Educação.

Published

2022-02-22

How to Cite

CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.12820. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12820. Acesso em: 16 oct. 2025.