PANDEMIA E ENSINO REMOTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SOBRECARGA DE TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Winnie Gomes da Silva Barros UPE
  • Aparecida da Silva Xavier Barros Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Andreza Silva Medeiros
  • Marcia Karina Luiz Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12873

Palavras-chave:

Ensino remoto; Professor na pandemia; Saúde mental do professor.

Resumo

O presente artigo, elaborado metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica e documental, discute sobre as principais implicações do ensino remoto sobre a saúde mental dos professores que atuam na educação básica das redes públicas, especificamente, questões relativas às novas demandas que o docente passou a ter após o isolamento social para prevenção da COVID-19. Espera-se, dessa forma, contribuir com o debate público educacional sobre a importância dos apoios emocional/psicológico e pedagógico nas escolas, especialmente a partir deste momento onde muitas redes de ensino já sinalizam a retomada das atividades presenciais

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Biografia do Autor

  • Winnie Gomes da Silva Barros, UPE

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicóloga. Professora da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Aparecida da Silva Xavier Barros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

    Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 

  • Andreza Silva Medeiros

    Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (PE). Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental Avançada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), Brasil.

  • Marcia Karina Luiz, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

PANDEMIA E ENSINO REMOTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A SOBRECARGA DE TRABALHO DOCENTE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12873. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12873. Acesso em: 16 out. 2025.

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