A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12875

Keywords:

Robótica Sustentável. Ensino de Ciências. Oficina.

Abstract

Este artigo apresenta uma oficina de robótica sustentável voltada para o ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, na qual os docentes participantes, além de poderem aprofundar seus conhecimentos acerca da construção de robôs e outros mecanismos, puderam refletir sobre os temas sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A oficina abordou temas como mecânica, movimento e energia. Por conta da pandemia, essa atividade foi ministrada de forma remota. Os resultados mostram que é possível dinamizar as aulas de Ciências e promover várias aprendizagens utilizando recursos disponíveis na escola, como materiais de sucata, recicláveis ou reutilizáveis.

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Author Biographies

  • Maria do Carmo Santos Rocha, Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco – PE

    Graduada em Pedagogia (UPE). Técnica Educacional na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco – PE.

  • Aparecida da Silva Xavier Barros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

    Professora no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Petterson Santos Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Graduando em Matemática. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Bruno Xavier Barros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Graduando em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Deric Vinicius dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco UFPE)

    Graduando em Matemática. Universidade Federal de Pernambuco UFPE).

Published

2022-02-23

How to Cite

A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12875. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12875. Acesso em: 16 oct. 2025.