BURACOS NEGROS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12927Palavras-chave:
Astrofísica, Divulgação Científica, Artigo Original, História da CiênciaResumo
Este artigo faz uma análise do potencial existente no uso do conceito de buraco negro como eixo temático para atividades de ensino de física e de divulgação científica, tendo em vista especialmente a história do desenvolvimento histórico das ideias acerca deste objeto da astrofísica. Para a fundamentação teórica deste artigo foi feita uma extensa revisão da literatura científica acerca do tema, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. Para um estudo mais bem estruturado sobre a história da evolução do conceito de buraco negro desde o final do século XVIII, foram utilizados artigos originais de cientistas como Michell, Laplace, Einstein, Schwarzschild, Droste, Oppenheimer, Hawking, Kerr, Penrose, Ghez e Genzel. Os links para que os leitores possam acessar estes artigos são apresentados junto com as referências bibliográficas. O estudo dos buracos negros e da história da ciência associada a eles se apresenta como um excelente eixo temático para a realização de atividades interdisciplinares que podem colaborar significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos.
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