BURACOS NEGROS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE FÍSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12927

Keywords:

Astrofísica, Divulgação Científica, Artigo Original, História da Ciência

Abstract

Este artigo faz uma análise do potencial existente no uso do conceito de buraco negro como eixo temático para atividades de ensino de física e de divulgação científica, tendo em vista especialmente a história do desenvolvimento histórico das ideias acerca deste objeto da astrofísica. Para a fundamentação teórica deste artigo foi feita uma extensa revisão da literatura científica acerca do tema, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. Para um estudo mais bem estruturado sobre a história da evolução do conceito de buraco negro desde o final do século XVIII, foram utilizados artigos originais de cientistas como Michell, Laplace, Einstein, Schwarzschild, Droste, Oppenheimer, Hawking, Kerr, Penrose, Ghez e Genzel. Os links para que os leitores possam acessar estes artigos são apresentados junto com as referências bibliográficas. O estudo dos buracos negros e da história da ciência associada a eles se apresenta como um excelente eixo temático para a realização de atividades interdisciplinares que podem colaborar significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos.

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Author Biographies

  • João Pereira Neto, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

    Estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba

  • Vinicius Carvalho Rosa, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

    Estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba

Published

2023-01-06

How to Cite

BURACOS NEGROS, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12927. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12927. Acesso em: 17 oct. 2025.