USO DE TDIC EM INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS: EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13048Palavras-chave:
Formação de professores. TPACK. TDIC.Resumo
Este estudo busca construir resposta para a seguinte indagação: Quais são as expectativas de aprendizagem daqueles que ingressam em um curso de formação continuada docente voltado à incorporação das TDIC nas interações pedagógicas do século XXI? Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em que participaram 33 professores inscritos em um curso de formação continuada voltado para docentes, oferecido de forma gratuita e desenvolvimento modo assíncrono. Promovido por uma instituição de Ensino Superior pública do Rio Grande do Sul, Brasil, o referido curso teve como objetivo trabalhar as possibilidades pedagógicas trazidas por algumas ferramentas tecnológicas, a partir do modelo que congrega o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo. Por meio de um questionário online, os cursistas responderam a seis perguntas fechadas, que objetivaram caracterizar o grupo e, uma pergunta aberta em que foram solicitados a expressar as suas expectativas em relação ao curso. As respostas a esta última questão constituíram o corpus de análise, sendo este tratado via Análise Textual Discursiva. Da análise emergiram três categorias: i) percebendo intersecções; ii) visão fragmentada e, iii) TDIC e contexto pandêmico. Os resultados indicam que, embora alguns cursistas tenham demonstrado preocupação apenas com o conhecimento tecnológico, muitos concentraram suas expectativas em torno do aprimoramento da integração da pedagogia, tecnologia e do conteúdo em suas práticas docentes. Alguns ainda relataram que a busca por conhecimentos sobre como incorporar recursos tecnológicos em sala de aula foi potencializada diante da pandemia pela Covid-19, uma vez que os encontros com seus estudantes se deram de forma remota. Constata-se a necessidade de mais ofertas de cursos de formação continuada que visem ao aperfeiçoamento docente, sobretudo relacionados ao uso de recursos tecnológicos vinculados a pedagogias adequadas para o desenvolvimento de cada conteúdo previsto na matriz curricular.
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