ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AUDIOVISUAL: CONTRIBUTOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL

Authors

  • Debora da Silva Mota Mattos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos https://orcid.org/0000-0001-9086-669X
  • Wagner Vianna Nascimento Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13204

Keywords:

Audiovisual. Professores e estudantes. Ensino e aprendizagem de Matemática Educação Básica.

Abstract

A pandemia do Coronavírus impôs uma nova realidade aos educadores e estudantes, e, devido a este quadro, as estratégias e técnicas de ensino tiveram que ser repensadas do contexto presencial, onde as relações ensino e aprendizagem eram de forma direta para a modalidade remota, que é uma adaptação do ensino presencial mediada pelas tecnologias. Desta forma cada sujeito desenvolve as atividades pedagógicas em sua residência com auxílio tecnológico, tanto de forma on ou offline. Devido a esta nova condição educativa os professores tiveram que encontrar formas de explorar os conteúdos a serem desenvolvidos com o auxílio das tecnologias e, neste sentido, os recursos audiovisuais e, em particular a videoaula, se insere neste processo. Sendo assim, o presente artigo objetiva apresentar um mapeamento e análise de estudos acadêmico-científicos que abordam questões inerentes a videoaula e suas relações com a Matemática na Educação Básica, no que diz respeito aos aspectos relacionados às questões pedagógicas e tecnológicas, dando ênfase nos estudos desenvolvidos na Região Sul do Brasil. Então, consideramos para este estudo as práticas ou abordagens educativas onde há a utilização do videoaula como estratégia de ensino e aprendizagem e seus impactos na prática de professores e alunos da Educação Básica. Desta forma, realizamos um mapeamento, do tipo Estado de Conhecimento, tendo como fonte de coleta das produções o Catálogo Digital da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, para garantir o rigor e consistência da análise utilizamos o método análise de conteúdo, de Bardin (2016). Os resultados revelam que as produções brasileiras totalizam 78 dissertações de mestrado e 10 teses do doutorado, onde as práticas pedagógicas utilizando-se da videoaula ocorreram em contexto presencial, e de maior representatividade de estudos nas regiões Sudeste e Sul. Ainda, o estudo mostrou que a videoaula precisa ser mais explorada e revista no aspecto pedagógico, bem como a formação docente para a construção desta.

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Author Biographies

  • Debora da Silva Mota Mattos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, desde 2014. Atua nos cursos de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Atualmente é coordenadora de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. É também coordenadora da Olimpíada Nacional de Aplicativos com fomento do CNPq. Obteve o título de doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 2014, Porto Alegre, Brasil e o título de mestre também em Ciência da Computação pela mesma instituição, em 2010. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela UERGS em 2007. Realizou uma colaboração no Politecnico di Milano, Itália, em 2011 e o doutorado sanduíche no CEA-Leti, Grenoble, França em 2012. Suas principais pesquisas são na área de aprendizagem baseada em problemas ou projetos, inserção de técnicas pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais, metodologias de ensino a partir de aprendizagem significativa interdisciplinar e uso de vídeoaulas para ensino remoto.

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

    Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor em Educação - área de Gestão, Educação e Políticas Públicas - (2018) pela Universidade La Salle (UNILASALLE/Canoas). Realizou Estágio de Pesquisa Doutoral na Direção de Pós-Graduação e Pesquisa e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidad La Salle México (ULSA) em 2016/1 e 2017/1. Mestre em Educação - área de Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas - (2014) pela mesma instituição. Realizou período sanduíche (2014/1) na Universidad La Salle (ULSA/Cidade do México) na área de Intervenção Docente. Especialista em Supervisão Educacional (2014) e Educação Matemática (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2011) pelo Centro Universitário Metodista IPA e Licenciatura em Pedagogia (2020) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Graduando em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU). Membro Associado da Rede Interamericana de Educação Docente (RIED/Estados Unidos) pertencente à Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a UNESCO. Também é Membro da Rede Ibero-americana de Pedagogia (REDIPE/Colômbia), da Associação Ibero-americana de Docência Universitária (AIDU/México). Editor Executivo (Ciências Humanas) e Revisor de Estilo de Línguas (Espanhol) da Revista Eletrônica Científica da UERGS. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática (GEDUEM) e do Grupo de Estudos sobre Internacionalização da Educação Básica e Superior (GEIEBES). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias da Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq) e da 'Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo - TISSE' (IMD/UFRN/CNPq). Colaborador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 'Gestión, Liderazgo y Calidad en las Instituciones Educativas' da Universidad La Salle México (ULSA). Parecerista ad hoc de periódicos da área da educação. Músico amador, com experiência em percussão sinfônica (glockenspiel, lira, marimba, vibrafone e xilofone) e linha de frente (mor de comando, pelotão de bandeiras) desde 2006 no Movimento de Bandas e Fanfarras (B&F), participando de diversos festivais, campeonatos estaduais (2007-2018), sul-brasileiros, nacionais (2008-2010) e também do Campeonato Mundial de Bandas e Fanfarras - realizado em Bragança Paulista em 2014. Membro da Associação Gaúcha de Bandas (AGBRS). Avaliador Técnico de Mor de Comando dos Concursos Nacionais da ABANFAESC. Ganhador do Troféu Luiz Carlos Colvara no campeonato estadual da AGBRS como Melhor Mor de Comando de 2016. Mor de Comando e Coordenador Técnico da Linha de Frente da Banda Musical Morada do Vale (BMMV/Gravataí/RS). Assessor Educacional do PROBEC/CEBEC/RN. Professor Estrangeiro Convidado no Programa de Pós-Graduação em Educação vinculado à Direção de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Xochicalco - Campus Ensenada (CEUX/México). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD/UFRN) e Professor Substituto do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Área: Pedagogia. Tem experiência na Educação Básica, Profissional, Superior (Graduação e Pós-Graduação) e espaços não-formais, com ênfase em Educação, Educação Matemática e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, direito educacional, pedagogia universitária, internacionalização, processos de ensino-aprendizagem, qualidade da educação, formação de professores, estágio de docência, intervenção docente, gestão da educação, tecnologias educacionais, estudante da educação superior, educação matemática, educação musical, bandas e fanfarras, percussão sinfônica, Mor de Comando e pelotão de bandeiras.

Published

2023-10-05

How to Cite

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AUDIOVISUAL: CONTRIBUTOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13204. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13204. Acesso em: 16 oct. 2025.