FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: AÇÕES DIDÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13731

Keywords:

Ecossistema educacional., Formação inicial de professores, Tecnologias, Recursos didáticos.

Abstract

As questões sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19 efetivaram alterações nas relações de ensino-aprendizagem. Assim, as instituições de ensino reorganizaram-se didático-pedagogicamente para dar continuidade às atividades. Desta forma, estudantes e professores passaram a interagir por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), tanto na modalidade síncrona, quanto na assíncrona. Este estudo, portanto, objetiva apresentar as potencialidades didáticas de tecnologias digitais (TD) na formação inicial de docentes para espaços não formais de ensino. Este trabalho é de abordagem qualitativa e documental, e foi desenvolvido junto a estudantes do curso de Licenciatura Plena em Ensino do Campo de uma universidade pública do estado de Goiás, Brasil. A proposta didático-pedagógica junto aos acadêmicos explorou, virtualmente, espaços não escolares (ENE) com vistas à conservação da fauna silvestre. Portanto, nesta pandemia, professores e estudantes desafiaram-se a ensinar, aprender e vivenciar a autoformação quase que exclusivamente valendo-se de meios virtuais. Outrossim, ampliaram-se as possibilidades de perceberem, construírem e de acesso a outros itinerários didáticos e recursos de estudo, como os ENE, valendo-se também, dos AVA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo, Universidade Franciscana de Santa Maria

    Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo é Mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil (2015). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil (2013). Técnico em Guia de Turismo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, RS, Brasil (2019). Especialização em Atrativos Naturais pelo Instituto Federal do Paraná, PR, Brasil (2020). Atualmente é aluno de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana de Santa Maria, tendo a linha de pesquisa da tese em Formação Docente. Profissionalmente exerce a profissão de Biólogo, de forma autônoma, por meio de Consultorias Ambientais nas seguintes áreas: Monitoramento de Fauna, Inventário de Fauna, Elaboração de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental e Laudos de Fauna, trabalhando mamíferos, aves, peixes e macro-invertebrados aquáticos. Como Guia de Turismo atua na categoria Microempreendedor Individual, sendo proprietário da Macuco Ecotour: Turismo Ecológico e Sustentável, realizando guiamentos nas seguintes segmentações turísticas: ecoturismo, turismo pedagógico, turismo cultural. Como Pesquisador atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Biologia, Ensino de Ecologia, Formação Docente, diversidade de aves, ecologia de populações, ciência cidadã, espaços não formais de ensino, recursos e produtos educacionais, turismo pedagógico.

  • Janilse Fernandes Nunes, Universidade Franciscana de Santa Maria

    Professora da Universidade Franciscana, atualmente cursa pós-doutorado pela Universidade do ABC (com visita técnica na Universidad de Sevilla). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com período sanduíche na Faculdade de Educação, na Universidade de Sevilha, Espanha, com Bolsa PDSE - CAPES (2016). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), especialista em Informática na Educação - Faculdades Franciscanas (1998), e licenciada em Pedagogia - Faculdades Franciscanas (1996). É líder do grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, ludicidade, educação digital, gestão educacional e educação a distância.

  • Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana de Santa Maria

    Rosemar de Fátima Vestena é Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Franciscana, UFN, RS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado). Atua como pesquisadora tanto na Educação Básica como no Ensino Superior como membro dos grupos de pesquisa: Formação de Professores e Docência, Formação de professores em Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Principais temáticas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia do Ensino em Ciências da Natureza, Biologia da Educação, Alfabetização Científica, Recursos e produtos educacionais, Formação Docente, Ludicidade e Ensino de Ciências. Arte e Ensino de Ciências. Teatro e educação, Teatro e cultura regional.

Published

2023-10-05

How to Cite

FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: AÇÕES DIDÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13731. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13731. Acesso em: 16 oct. 2025.