FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: AÇÕES DIDÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13731Keywords:
Ecossistema educacional., Formação inicial de professores, Tecnologias, Recursos didáticos.Abstract
As questões sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19 efetivaram alterações nas relações de ensino-aprendizagem. Assim, as instituições de ensino reorganizaram-se didático-pedagogicamente para dar continuidade às atividades. Desta forma, estudantes e professores passaram a interagir por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), tanto na modalidade síncrona, quanto na assíncrona. Este estudo, portanto, objetiva apresentar as potencialidades didáticas de tecnologias digitais (TD) na formação inicial de docentes para espaços não formais de ensino. Este trabalho é de abordagem qualitativa e documental, e foi desenvolvido junto a estudantes do curso de Licenciatura Plena em Ensino do Campo de uma universidade pública do estado de Goiás, Brasil. A proposta didático-pedagógica junto aos acadêmicos explorou, virtualmente, espaços não escolares (ENE) com vistas à conservação da fauna silvestre. Portanto, nesta pandemia, professores e estudantes desafiaram-se a ensinar, aprender e vivenciar a autoformação quase que exclusivamente valendo-se de meios virtuais. Outrossim, ampliaram-se as possibilidades de perceberem, construírem e de acesso a outros itinerários didáticos e recursos de estudo, como os ENE, valendo-se também, dos AVA.
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Copyright (c) 2023 Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo, Janilse Fernandes Nunes, Rosemar de Fátima Vestena

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