ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CTS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14167

Palavras-chave:

Argumentação; Educação CTS; Ensino de Física

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do curso de licenciatura em Física, em que se investigou como eles elaboram sequências de atividades embasadas na Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), direcionadas a contribuir para que os estudantes da Educação Básica possam desenvolver argumentos em aulas de Física. Além disso, foram analisados os argumentos dos licenciandos sobre CTS no ensino de física. A pesquisa é de cunho qualitativo, cujos dados foram constituídos por um questionário aberto e pelas sequências de atividades por eles apresentadas. Para a análise dos dados, foram utilizados uma matriz de educação CTS e um modelo de Linhas de Raciocínio Argumentativo. Os resultados indicaram que as sequências de atividades por eles produzidas mostraram-se estruturadas nos parâmetros da referida matriz e que houve melhoria na qualidade dos seus níveis de Linhas de Raciocínio Argumentativo, evidenciando que a inserção de temas relacionados à argumentação e à educação CTS pode contribuir para a formação inicial de professores, pois eles elaboraram atividades que podem ser utilizadas em suas futuras práticas em sala de aula.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CTS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14167. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14167. Acesso em: 16 out. 2025.