ARGUMENTAÇÃO E ABORDAGEM CTS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14167Palavras-chave:
Argumentação; Educação CTS; Ensino de FísicaResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do curso de licenciatura em Física, em que se investigou como eles elaboram sequências de atividades embasadas na Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), direcionadas a contribuir para que os estudantes da Educação Básica possam desenvolver argumentos em aulas de Física. Além disso, foram analisados os argumentos dos licenciandos sobre CTS no ensino de física. A pesquisa é de cunho qualitativo, cujos dados foram constituídos por um questionário aberto e pelas sequências de atividades por eles apresentadas. Para a análise dos dados, foram utilizados uma matriz de educação CTS e um modelo de Linhas de Raciocínio Argumentativo. Os resultados indicaram que as sequências de atividades por eles produzidas mostraram-se estruturadas nos parâmetros da referida matriz e que houve melhoria na qualidade dos seus níveis de Linhas de Raciocínio Argumentativo, evidenciando que a inserção de temas relacionados à argumentação e à educação CTS pode contribuir para a formação inicial de professores, pois eles elaboraram atividades que podem ser utilizadas em suas futuras práticas em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Idmaura Calderaro Martins Galvão, Alice Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR