A INFLUÊNCIA DA DEFASAGEM EM TÓPICOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Authors

  • Alice Pereira Stellet De Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia FLuminense - IFF
  • Lethicia Emily Cardoso Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Tiago Desteffani Admiral, Dr.Sc. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF https://orcid.org/0000-0002-3829-5778

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14558

Keywords:

Dificuldades conceituais, cálculo i, defasagem escolar

Abstract

A defasagem em tópicos básicos em matemática, e suas consequências no ensino superior, sempre foi objeto de estudo na literatura, especialmente agora com os desafios pós pandemia. Este trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores da disciplina de cálculo diferencial e integral I, juntamente com o acompanhamento de uma turma de segundo período do curso de matemática nesta mesma disciplina. O trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos tópicos de matemática básica indicados como maiores entraves para o sucesso na disciplina de cálculo. A metodologia da pesquisa utilizada no acompanhamento da turma foi a observação não participante, e em relação à aquisição das opiniões dos professores foi aplicado um questionário semiestruturado, juntamente com entrevistas. Os resultados revelaram quais são os tópicos que os professores indicam como mais difíceis para os alunos e, acompanhando o desempenho dos alunos na disciplina, foi possível identificar até que ponto os tópicos apontados pelos professores realmente coincidiam com os problemas apresentados pelos alunos.

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Author Biographies

  • Alice Pereira Stellet De Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia FLuminense - IFF

    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos de 2018 a 2020 e do Programa de Residência Pedagógica nos anos de 2020 e 2021, nessa mesma instituição

  • Lethicia Emily Cardoso Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Possui formação técnica em Automação Industrial. Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos centro. Foi bolsista do PIBID (edital 2018), bolsista PIBIC (edital 2020), bolsista do Programa de Residència Pedagógica (edital 2020). Atualmente, exerce a função de professora da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental II de uma escola particular em um município do Estado do Rio de Janeiro e de tutora da disciplina de Matemática em um centro de estudos do município em que reside.

  • Tiago Desteffani Admiral, Dr.Sc., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2010). Mestre na área de Ensino de Ciências e Matemática - IFES (2013). Doutor em Ciências Naturais - UENF (2018). Tem experiência em ensino de Física, ensino de Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais Ordinárias. Bem como na área de eletrônica e desenvolvimento de sistemas embarcados. Atualmente é professor de física efetivo do Instituto Federal Fluminense - IFF - RJ. Atua no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Matemática e no programa de mestrado MNPEF. Revisor ad hoc de periódicos na área de ensino de física. Desenvolve projetos de pesquisa na área de tecnologias no Ensino de Física, com ênfase na aplicação de controladores lógico programáveis como ferramenta de ensino

Published

2024-01-24

How to Cite

A INFLUÊNCIA DA DEFASAGEM EM TÓPICOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14558. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14558. Acesso em: 16 oct. 2025.