UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS PELA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

Authors

  • Aurelio Bianco Pena Universidade de São Paulo
  • Cibelle Celestino Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15111

Keywords:

História da Física, Campo eletromagnético, Ludwik Fleck, Comunicação Científica

Abstract

Com base na epistemologia do sociólogo polonês Ludwik Fleck, que utiliza diferentes categorias para a comunicação científica (periódicos, manuais e livros didáticos), analisamos como o conceito de campo eletromagnético é apresentado em obras seminais de diferentes períodos desde o Experimental Researches in Electricity (1832), de Michael Faraday, os desdobramentos no A treatise on electricity and magnetism (1873), de James Maxwell, e, finalmente, como a representação ocorre em livros didáticos como The Electromagnetic Field (1929), de Max Mason e Warren Weaver, The Feynman lectures on physics vol II (1964), de Richard Feynman, e a última edição de Introduction to electrodynamics 4ed. (1981/2017), de David Griffiths. Os resultados mostram a forma como o conceito de campo é apresentado, reforçando as diferenças propostas pelo epistemólogo polonês, e que nas mudanças de abordagem e em diferentes níveis de abstração há elementos de compreensão conceitual que são perdidos na comunicação científica, a depender de seus propósitos. Também se discute como tais mudanças afetam a formação de cientistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-12-11

How to Cite

UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS PELA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15111. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15111. Acesso em: 15 oct. 2025.