DESVENDANDO A PLURIPOTÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM MODELOS PARA COMPREENSÃO DAS CÉLULAS-TRONCO

Autores

  • Jacqueline Gomes Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Fernando Icaro Jorge Cunha Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Simone Pinton Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15625

Palavras-chave:

Bioética, Ensino de Ciências, Embriologia, Modelagem, Planejamento didático-pedagógico

Resumo

O ensino de temas científicos complexos, como o estudo das células-tronco, impõe desafios significativos no Ensino de Ciências. Durante o Estágio Supervisionado, pôde-se observar a carência de atividades didáticas envolventes para os conteúdos de ciências, especialmente sobre células-tronco, onde a falta de recursos e abordagens inovadoras pode dificultar o engajamento dos alunos e o aprendizado de conceitos-chave. Assim, este trabalho propôs investigar e implementar uma sequência didática sobre embriologia humana, destacando células-tronco, tendo em vista promover uma aprendizagem significativa para os estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Uruguaiana, abarcando os aspectos científicos, medicinais e sociais. O estágio foi desenvolvido com turmas do 2° e 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia, com uma estrutura planejada para 8 horas-aula. A abordagem teórica foi desenvolvida por meio de aulas expositivas, pesquisas e construção de modelos em biscuit, proporcionando uma compreensão prática do conteúdo. Discussões sobre bioética e biotecnologias enriqueceram o aprendizado, culminando em apresentações de trabalhos pelos alunos. Momentos de socialização foram essenciais para avaliar tanto o desempenho individual quanto a interação e colaboração em grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacqueline Gomes, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) com inicio em 2019 e término no primeiro semestre de 2023, na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Uruguaiana. Participou de atividades realizadas no laboratório de bioquímica no segundo semestre de 2019, onde realizou diversos procedimentos referentes as pesquisas de doenças degenerativas com roedores, com a orientadora Dr. Simone Pinton. No ano de 2020, foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, onde desenvolveu atividades tanto para o ensino remoto (gamificação para o ensino de ciências) quanto para o contexto pós-pandemia (feira de ciências), com o objetivo de promover e ressaltar o letramento cientifico voltado para os estudos das Ciências da Natureza. Ao final da graduação, conseguiu a oportunidade de realizar um mestrado (de 2023 até 2025) na área de bioquímica na Unipampa, além de desenvolver e apresentar um projeto na área, ressaltando alguns resultados do laboratório GPBTE (Grupo de pesquisa em Bioquímica e toxicologia em eucariontes).

  • Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Professor de Química efetivo pela 35ª Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na
    cidade de São Borja-RS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em
    Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana. Possui
    formação inicial em Magistério (Curso Normal) de nível médio (2018), obtida no Instituto de
    Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza (2023)
    na UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Foi bolsista CAPES por meio do Programa Institucional
    de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenhando suas atividades na EMEF
    Moacyr Ramos Martins, na cidade de Uruguaiana/RS, onde se dedicou a superar os desafios
    do Ensino de Ciências da Natureza, com foco na promoção do Letramento Científico (2020-
    2022). Recebeu reconhecimento ao ser contemplado com uma bolsa do banco Santander, por
    meio do edital 235/2020, destinado a graduandos com destacado desempenho acadêmico.
    Desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Processos de Formação e Articulações
    Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza”, conforme edital n° 40/2021.
    Este projeto resultou na criação de um curso de extensão, orientado pelo Prof. Dr. Ailton
    Jesus Dinardi. Exerceu a função de professor residente pedagógico com bolsa CAPES na
    EMEB Dom Fernando, na modalidade de Educação do Campo em Uruguaiana-RS. Desde
    2021 é membro do grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de
    Ciências (COMCIÊNCIA), consolidando seu envolvimento ativo na comunidade acadêmica e
    sua dedicação ao avanço do conhecimento na área de Ciências da Natureza.

  • Simone Pinton, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) realizado na Universidade Federal de Santa Maria, com um período do doutorado sanduíche realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa/Portugal. Realizou pós-doutorado integrado nas Universidades Federais de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Catarina e na Faculdad de Medicina, Universidad de la Republica/Uruguay. Docente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com sede em Uruguaiana, ministra componentes de Química e Ensino de Química e Ciências Naturais no ensino de Graduação e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica onde coordena o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em Eucariotos. Tem interesse e direciona suas pesquisas em CB para as áreas de Bioquímica, Fisiologia, Neurociência, e Ensino de Ciências. É membro do Grupo Cientistas do Pampa, contribuindo com a popularização e divulgação de ciências. Possui experiência em gestão, foi coordenadora do Curso de Graduação em Ciências da Natureza (2017-2019) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (2022). Atualmente é coordenadora Curso de Ciências da Natureza (UAB) (2021) . H-index 21 (scopus).

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

DESVENDANDO A PLURIPOTÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM MODELOS PARA COMPREENSÃO DAS CÉLULAS-TRONCO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15625. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15625. Acesso em: 15 out. 2025.