DESVENDANDO A PLURIPOTÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM MODELOS PARA COMPREENSÃO DAS CÉLULAS-TRONCO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15625Palavras-chave:
Bioética, Ensino de Ciências, Embriologia, Modelagem, Planejamento didático-pedagógicoResumo
O ensino de temas científicos complexos, como o estudo das células-tronco, impõe desafios significativos no Ensino de Ciências. Durante o Estágio Supervisionado, pôde-se observar a carência de atividades didáticas envolventes para os conteúdos de ciências, especialmente sobre células-tronco, onde a falta de recursos e abordagens inovadoras pode dificultar o engajamento dos alunos e o aprendizado de conceitos-chave. Assim, este trabalho propôs investigar e implementar uma sequência didática sobre embriologia humana, destacando células-tronco, tendo em vista promover uma aprendizagem significativa para os estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Uruguaiana, abarcando os aspectos científicos, medicinais e sociais. O estágio foi desenvolvido com turmas do 2° e 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia, com uma estrutura planejada para 8 horas-aula. A abordagem teórica foi desenvolvida por meio de aulas expositivas, pesquisas e construção de modelos em biscuit, proporcionando uma compreensão prática do conteúdo. Discussões sobre bioética e biotecnologias enriqueceram o aprendizado, culminando em apresentações de trabalhos pelos alunos. Momentos de socialização foram essenciais para avaliar tanto o desempenho individual quanto a interação e colaboração em grupo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jacqueline Gomes, Fernando Icaro Jorge Cunha, Simone Pinton

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR