OS DESAFIOS DO PROFESSOR-FORMADOR PARA ATUAR NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15633Keywords:
MNPEF, Professor-formador, Formação em Física, Área de Ensino de FísicaAbstract
O estudo aborda os desafios de professores com pós-graduação em Física ou áreas afins para se inserirem nas atividades do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizou-se de entrevistas. O critério estabelecido para entrevista era ser docente credenciado no MNPEF e ter pós-graduação em Física ou áreas afins. Foram entrevistados sete docentes: dois atuantes no Nordeste, dois no Centro-oeste, e um de cada uma das outras regiões do Brasil. Apontam-se como os desafios principais: a regência de disciplinas e a construção do referencial teórico de Ensino nas orientações das dissertações. Desafios do programa também são levantados, como: a falta de tempo e preparo do professor da Educação Básica para fazer o mestrado; a sobra de vagas no processo seletivo em alguns polos; e a necessidade de aumentar a publicação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Bianca Martins Santos, Dra.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR