OS DESAFIOS DO PROFESSOR-FORMADOR PARA ATUAR NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Authors

  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Deise Miranda Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15633

Keywords:

MNPEF, Professor-formador, Formação em Física, Área de Ensino de Física

Abstract

O estudo aborda os desafios de professores com pós-graduação em Física ou áreas afins para se inserirem nas atividades do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizou-se de entrevistas. O critério estabelecido para entrevista era ser docente credenciado no MNPEF e ter pós-graduação em Física ou áreas afins. Foram entrevistados sete docentes: dois atuantes no Nordeste, dois no Centro-oeste, e um de cada uma das outras regiões do Brasil. Apontam-se como os desafios principais: a regência de disciplinas e a construção do referencial teórico de Ensino nas orientações das dissertações. Desafios do programa também são levantados, como: a falta de tempo e preparo do professor da Educação Básica para fazer o mestrado; a sobra de vagas no processo seletivo em alguns polos; e a necessidade de aumentar a publicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

    Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física geral e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). É discente do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na orientação da Professora Deise Miranda Vianna. Possui Pós-Doutorado (2016) e Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica, no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É docente permanente credenciada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 59 e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ambos da UFAC. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da UFAC. Já coordenou importantes programas relacionados à formação inicial e continuada de professores de física: três edições do PIBID de Física (2017-2018; 2018-2020; 2020-2022), e dois mandatos do MNPEF/Polo 59 (2018-2020; 2020-2022), atuando também como membro do Conselho do MNPEF (2022). Compõem o corpo editorial da revista A Física na Escola (FnE), como Editora Adjunta. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e de extensão na área de ensino de física ou ciências, relacionados diretamente aos temas: jogos didáticos, ensino para estudantes com deficiência visual e mulheres nas ciências; bem como a formação inicial e continuada de professores de física ou ciências

  • Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora aposentada Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participou como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física - UFRJ e atualmente da Residência Pedagógica(2023 - ). Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS.

Published

2025-06-23

How to Cite

OS DESAFIOS DO PROFESSOR-FORMADOR PARA ATUAR NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.15633. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15633. Acesso em: 16 oct. 2025.