A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERDA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM PONTES E LACERDA - MT
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16028Keywords:
Metodologias Ativas. Professores de Matemática. Ensino Médio.Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos professores acerca das Metodologias Ativas no Ensino de Matemática no Ensino Médio das quatro Escolas Estaduais de Pontes e Lacerda/MT. No referencial teórico abordou conceitos, princípios e aplicações das Metodologias Ativas nas práticas pedagógicas. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, com a produção de dados por meio de questionários e entrevistas. Dezesssei professores responderam o questionário e seis professores participaram da entrevistas. Os resultados indicaram que a escolha da metodologia adequada é um desafio para os professores e outros dados revelam a necessidade de formação continuada específica que aborda as Metodologias Ativas. Concluiu-se que, embora as Metodologias Ativas representam uma abordagem inovadora e eficiente no contexto educacional, verificou grande dificuldade no conhecimento e entendimento quanto à sua aplicação. Assim, faz-se necessário oferecer formações específicas sobre as Metodologias Ativas, de forma que esta abordagem pedagógica potencialize o ensino e aprendizagem da matemática no contexto escolar e que possam ir ao encontro de especificidades de cada estudante com materiais didáticos, alcançando uma aprendizagem em favor da melhoria da qualidade da educação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luceni Oliveira, Anderson Fernandes de Miranda, Andreia Francisca Coelho Nascimento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR