A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERDA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM PONTES E LACERDA - MT

Authors

  • Luceni Oliveira Unemat
  • Anderson Fernandes de Miranda Unemat
  • Andreia Francisca Coelho Nascimento Unemat

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16028

Keywords:

Metodologias Ativas. Professores de Matemática. Ensino Médio.

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos professores acerca das Metodologias Ativas no Ensino de Matemática no Ensino Médio das quatro Escolas Estaduais de Pontes e Lacerda/MT. No referencial teórico abordou conceitos, princípios e aplicações das Metodologias Ativas nas práticas pedagógicas. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, com a produção de dados por meio de questionários e entrevistas. Dezesssei professores responderam o questionário e seis professores participaram da entrevistas. Os resultados indicaram que a escolha da metodologia adequada é um desafio para os professores e outros dados revelam a necessidade de formação continuada específica que aborda as Metodologias Ativas. Concluiu-se que, embora as Metodologias Ativas representam uma abordagem inovadora e eficiente no contexto educacional, verificou grande dificuldade no conhecimento e entendimento quanto à sua aplicação. Assim, faz-se necessário oferecer formações específicas sobre as Metodologias Ativas, de forma que esta abordagem pedagógica potencialize o ensino e aprendizagem da matemática no contexto escolar e que possam ir ao encontro de especificidades de cada estudante com materiais didáticos, alcançando uma aprendizagem em favor da melhoria da qualidade da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Anderson Fernandes de Miranda, Unemat

    Doutor e mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2004 e 2012. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Published

2024-12-11

How to Cite

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERDA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM PONTES E LACERDA - MT . Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.16028. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16028. Acesso em: 15 oct. 2025.