FORMAÇÃO INICIAL: O PROFESSOR CONTEMPORNEO COMO PROTAGONISTA DA DOCÊNCIA

Authors

  • Fernanda Vieira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará Campus Fortaleza
  • Francisco José de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16117

Keywords:

Formação inicial. Prática do magistério. Desafios da docência.

Abstract

O presente trabalho trata-se de um ensaio teórico onde aborda sobre a formação inicial de professores, destacando a importância da graduação e os seus desafios. Deste modo, a seguinte questão norteadora foi estabelecida: Como a formação inicial deve preparar o futuro professor para a prática do magistério? Nesse contexto, o estudo tem como objetivo discutir sobre a formação inicial de professores, destacando sua importância e os desafios apresentados. Para o enriquecimento da narrativa foram utilizados autores como: Gonçalves (2000); Imbernon, (2010); Lorenzato (2012); Nóvoa (2017), dentre outros. A metodologia do estudo foi estruturada mediante pesquisas realizadas em periódicos, Google Acadêmico e livros. A seleção dos trabalhos se deu através da análise (leitura) minuciosa de cada produção. Os trabalhos selecionados apontam a importância da formação inicial para a prática docente, uma vez que os licenciados têm apresentado fragilidades ao ingressarem no contexto escolar. Deste modo, conclui-se que a formação inicial deve formar os graduandos de acordo com as necessidades que o ensino apresenta.

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Published

2025-06-23

How to Cite

FORMAÇÃO INICIAL: O PROFESSOR CONTEMPORNEO COMO PROTAGONISTA DA DOCÊNCIA . Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16117. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16117. Acesso em: 15 oct. 2025.