A INFLUÊNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ESCOLAS NO DESENVOLVIMENTO DE CLUBES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Priscila Venancio UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS
  • Marcela Valadares Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Domenica Palomaris Mariano de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16212

Keywords:

Clube de Ciências. Formação Docente. Revisão integrativa.

Abstract

O estudo tem por objetivo investigar como atividades envolvendo as instituições de ensino superior na educação básica contribuem para a implementação e fortalecimento dos Clubes e Feiras de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo de revisão integrativa realizada nas plataformas de pesquisa online Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Portal Periódicos da CAPES, por meios das palavras-chaves: "PIBID" AND "Residência Pedagógica" AND "Clube OR clubes de Ciências" AND "Contribuição OR contribuições" AND “Feira OR feiras de Ciências, listadas no período de 2012 a 2022 e definindo critérios de inclusão e exclusão. A análise dos dados foi realizada por meio da categorização dos Clubes de Ciências, análise da pergunta norteadora e discussão dos artigos selecionados. Os dados obtidos possibilitaram a observação de vários pontos relevantes que a implantação e desenvolvendo do Clube de Ciências com a participação dos alunos, apoio do professor e parceria com universidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Domenica Palomaris Mariano de Souza , Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001). Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Especialista em Docência no Ensino Superior (2023) e Metodologias Ativas eTecnologias Educacionais (2024) pelo Centro Universitário Celso Lisboa.Professora Associada II da Universidade Federal do Norte do Tocantins e docente permanente e vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Tem experiência com estudos experimentais em Toxicidade Animal, Toxicologia Reprodutiva, Imunotoxicidade e Hematotoxicidade. Atualmente desenvolve projetos na área de Ensino em Ciências e Biologia nos seguintes temas: Métodos e Técnicas de Ensino em Espaços Formais e Não Formais de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais e Ensino em Ciências e Saúde.

Published

2024-12-11

How to Cite

A INFLUÊNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ESCOLAS NO DESENVOLVIMENTO DE CLUBES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.16212. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16212. Acesso em: 15 oct. 2025.