A MIOPIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Guilherme Wagner Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16426

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática, Miopia, Narcisismo, Anticolonial

Resumo

O presente ensaio teórico busca acumular reflexões filosóficas sobre a prática de fazer pesquisa científica do campo da Educação Matemática. Em grande parte, esse ensaio é devedor do ensaio de Alexandre Pais (2017) em que acusa o campo da Educação Matemática de narcisista. Provocado e provocador, digno da acusação de ovelha negra, busco trazer novas reflexões e novas formas de pensar esse narcisismo através da categoria da miopia, conceito-chave do marketing, para discutir qual é a miopia que o campo da Educação Matemática pode estar sofrendo e que se reflete no postulado narcisismo. Inspirado em Lacan, Lukács e Bhaskar defino a miopia da Educação Matemática como a confusão entre o objeto de desejo e a causa de desejo, no conflacionar o caráter ontológico do campo às questões epistemológicas.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Filosofia da Educação Matemática e Graduado em Matemática (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no departamento de Ciências Exatas e Educação atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática. Coordenador de Estágios e do PIBID Interdisciplinar III (Matemática e Química). Tem interesse nas áreas de Formação de Professores que Ensinam Matemática, Subjetividade e Tecnologias, Educação em Computação e Ciência dos Dados, Filosofia da Educação Matemática. Formado pelo Programa Avançado em Matemática (PAM/CFM/UFSC).

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

A MIOPIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA . Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16426. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16426. Acesso em: 15 out. 2025.