A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Authors

  • Domingos Silveira dos Santos Secretaria da Educação - Bahia
  • João Paulo Attie Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16465

Keywords:

Pedagogia de Projetos, Aprendizagem de Ciências, Ensino de Biologia

Abstract

O presente estudo é parte de um trabalho de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. A pesquisa teve como objetivo corroborar nossa hipótese de que há um fortalecimento da aprendizagem em ciências da natureza com a utilização da pedagogia de projetos, e, para isso, buscamos identificar evidências desse fenômeno em discentes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado da Bahia, na qual houve desenvolvimento de projetos no período de 2013 até 2017. Este trabalho teve uma fundamentação em textos de autores que tratam da pedagogia de projetos, em um histórico que vem a partir de Dewey. Os participantes da investigação foram um grupo de ex-alunos (as) da escola, que participaram dos projetos no lapso temporal estabelecido nesse estudo. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório e a coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise dos mesmos foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados, podemos apontar elementos que corroboram nossa hipótese, tais como o crescimento da autonomia dos estudantes e da maior relação que fazem entre o saber científico e o cotidiano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Domingos Silveira dos Santos, Secretaria da Educação - Bahia

    Possui graduação em BIOLOGIA pela FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (2008) e mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Atualmente é professor - COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES. , atuando principalmente no seguinte tema: projetos de pesquisa.

Published

2025-06-23

How to Cite

A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16465. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16465. Acesso em: 15 oct. 2025.