FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?

Authors

  • Luana Cordeiro da Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Sales de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16537

Keywords:

formação inicial, ensino remoto, pandemia, ensino de ciências

Abstract

Diante da interrupção das aulas presenciais, por conta da pandemia da COVID-19, muitas dificuldades foram enfrentadas ao longo da retomada remota. Pelo ineditismo da situação, o que se viu foi a falta de formação dos profissionais da educação para atuar nessa nova modalidade, que se viram desorientados, de modo que, em geral, simplesmente ofereceram aulas expositivas tradicionais transmutadas para o computador. Além disso, a pandemia trouxe à tona questões como o negacionismo, que muito se justifica pelo desconhecimento sobre como a ciência é construída e validada. Assim, este trabalho teve como objetivos (1) avaliar o conhecimento de professores de Ciências e Biologia em formação sobre conceitos da pesquisa clínica e das práticas experimentais, (2) verificar o que eles acham da própria formação e se eles se consideram preparados para as aulas remotas e (3) avaliar a contribuição de um livro, elaborado considerando as especificidades das aulas remotas e contextualizado com a pandemia, ao apresentar sequências didáticas que fazem uso de diferentes tecnologias educacionais. Foi verificado que os licenciandos não apresentam o domínio de alguns dos conceitos fundamentais para entender notícias, pesquisas clínicas e ministrar aulas práticas experimentais. Adicionalmente, mesmo reconhecendo a qualidade da instituição na qual estão matriculados e, apesar de terem estudado por dois anos remotamente, não se sentem preparados para ministrar aulas nessa modalidade, caso volte a ser necessário. Todavia, o trabalho realizado com o livro proposto parece ter contribuído para a formação, tanto do ponto de vista conceitual quanto sobre a apropriação de estratégias pedagógicas inovadoras, dando mais segurança e servindo de auxílio para o planejamento das aulas desses futuros professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luana Cordeiro da Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Vida e da Natureza - CVN, na área de conhecimento em Biologia, Química e Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, FaE/UFMG (2018-2019), bolsista no Programa Residência Pedagógica (2020) e bolsista de Iniciação Científica (2021-2022). Atua como Professora de física e Ciência e Tecnologia. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG), na linha de Ensino de Ciências.

  • Felipe Sales de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG. Também atua na linha de Ensino de Ciências do Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG.

Published

2025-06-23

How to Cite

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.5335/rbecm.v8i1.16537. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16537. Acesso em: 15 oct. 2025.