FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16537Keywords:
formação inicial, ensino remoto, pandemia, ensino de ciênciasAbstract
Diante da interrupção das aulas presenciais, por conta da pandemia da COVID-19, muitas dificuldades foram enfrentadas ao longo da retomada remota. Pelo ineditismo da situação, o que se viu foi a falta de formação dos profissionais da educação para atuar nessa nova modalidade, que se viram desorientados, de modo que, em geral, simplesmente ofereceram aulas expositivas tradicionais transmutadas para o computador. Além disso, a pandemia trouxe à tona questões como o negacionismo, que muito se justifica pelo desconhecimento sobre como a ciência é construída e validada. Assim, este trabalho teve como objetivos (1) avaliar o conhecimento de professores de Ciências e Biologia em formação sobre conceitos da pesquisa clínica e das práticas experimentais, (2) verificar o que eles acham da própria formação e se eles se consideram preparados para as aulas remotas e (3) avaliar a contribuição de um livro, elaborado considerando as especificidades das aulas remotas e contextualizado com a pandemia, ao apresentar sequências didáticas que fazem uso de diferentes tecnologias educacionais. Foi verificado que os licenciandos não apresentam o domínio de alguns dos conceitos fundamentais para entender notícias, pesquisas clínicas e ministrar aulas práticas experimentais. Adicionalmente, mesmo reconhecendo a qualidade da instituição na qual estão matriculados e, apesar de terem estudado por dois anos remotamente, não se sentem preparados para ministrar aulas nessa modalidade, caso volte a ser necessário. Todavia, o trabalho realizado com o livro proposto parece ter contribuído para a formação, tanto do ponto de vista conceitual quanto sobre a apropriação de estratégias pedagógicas inovadoras, dando mais segurança e servindo de auxílio para o planejamento das aulas desses futuros professores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Felipe Sales de Oliveira, Luana Cordeiro da Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR