MODELO ANALÓGICO PARA O ESTUDO DAS IST: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Saulo Cézar Seiffert Santos
  • Aldeniza Lima Cardoso Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Saúde, Mapeamento analógico, Formação de Professores

Resumo

O ensino sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ainda enfrenta resistência devido à desinformação e à falta de diálogo em casa. Esse tema torna-se essencial nas escolas, sendo abordado em curso de formação de professores na disciplina de Prática de Ensino no curso de licenciatura em Ciências Naturais. O estudo analisa sobre o uso do modelo analógico "Festa Dançante e IST" para a formação inicial de professores. Uma sequência didática foi aplicada em duas turmas, permitindo adaptações pelos alunos conforme suas percepções. O modelo apresentou doze pontos de comparação, com relações de primeira e segunda ordem, e promoveu uma aprendizagem ativa. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de uma prática de ensino reflexiva e competente, focada na formação docente e na preparação profissional.

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

MODELO ANALÓGICO PARA O ESTUDO DAS IST: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16586. Acesso em: 15 out. 2025.