Uma investigação acerca das concepções sobre a natureza da ciência de alunos do Ensino Médio após ensino combinado da epistemologia de Laudan e de problemas em aberto de Física Contemporânea dentro de UEPS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10380

Keywords:

Sonoluminescência, Supercondutores, Física Contemporânea, Laudan, CNC

Abstract

O presente artigo é o relato de experiência de sequências de atividades realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Montenegro/RS. Essas sequências envolviam temáticas de Física Contemporânea – a Sonoluminescência e os Supercondutores de Altas Temperaturas, ainda não totalmente explicadas pela ciência, constituindo-se, portanto, em problemas abertos dentro da epistemologia de Larry Laudan. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A abordagem didática se deu através do ensino da visão epistemológica de Larry Laudan, discutindo elementos que constituem o progresso científico através da resolução de problemas. O objetivo do estudo era averiguar as mudanças nas concepções da natureza da ciência dos estudantes após as atividades, sendo fartamente documentado na literatura que os estudantes de ensino médio possuem uma concepção absolutista da Ciência. Utilizamos questionário com questões abertas e fechadas aplicadas tanto antes como depois do processo instrucional seguidas de entrevistas. Foi constatado que houve uma nítida evolução na concepção de ciência dos estudantes. Ademais, pode-se perceber a surpresa por parte dos estudantes ao descobrirem que existem fenômenos ainda não explicados pela ciência. Acreditamos que atividades didáticas como a que utilizamos podem enriquecer o aprendizado de ciências em uma fase crucial para o desenvolvimento do senso crítico e do espírito de pesquisa por parte dos estudantes.

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Author Biographies

  • Maira Giovana de Souza, Universidade Luterana do Brasil

    Licenciada em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Brasil.

  • Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

    Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Brasil.

Published

2020-07-20

How to Cite

Uma investigação acerca das concepções sobre a natureza da ciência de alunos do Ensino Médio após ensino combinado da epistemologia de Laudan e de problemas em aberto de Física Contemporânea dentro de UEPS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10380. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10380. Acesso em: 17 oct. 2025.