A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10842

Keywords:

Formação de Professores, Educação 4.0, Século XXI, Oficina, Formação Continuada

Abstract

Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado em uma oficina voltada a Formação de Professores ocorrida no segundo semestre de 2019. Diante das tantas transformações que vêm acontecendo e envolvendo inúmeros segmentos da sociedade, a Educação não pode ficar à margem e ignorar que há necessidade em delinear estratégias e metodologias para que os professores estejam preparados e obtenham adequada formação de modo que os discentes atuem, futuramente, de forma ativa e consonante às necessidades e realidades do século XXI. Esta proposta teve por objetivo propiciar um momento de formação para professores, de modo a discutir, de forma inicial, as mudanças que se fazem mister e o que vêm sendo previsto envolvendo a Educação 4.0, enfocando no modo como se poderia pensar em adotar novas posturas, dando espaço para que o docente pudesse repensar e refletir acerca de seu papel no momento atual, bem como, sobre quais serão suas competências no contexto atual. A oficina realizou-se no ambiente de uma Universidade e era aberta a todos os professores, independente se atuavam na Educação Básica ou superior, ou mesmo para alunos das licenciaturas, que podiam manifestar interesse em participar mediante inscrição prévia. Um participante manifestou interesse e compareceu e, por este motivo, este trabalho corresponde a um Estudo de Caso. Foram coletados dados de natureza qualitativa através de um questionário semiestruturado e, após, solicitou-se que o participante esboçasse um plano de aula em acordo com o que foi discutido no decorrer da oficina. O professor participante mostrou conhecimento e propriedade acerca do tema abordado e apontou que há necessidade em atribuir melhores condições às capacitações docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Isadora Luiz Lemes, Universidade Luterana do Brasil

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e
    Matemática na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática
    no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA..

  • Renato Pires dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

    Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Published

2021-01-29

How to Cite

A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.10842. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10842. Acesso em: 16 oct. 2025.